Como um músculo que precisa se fortalecer, o cérebro pode aprender a escutar melhor através de desafios e repetições. Para isso, foram desenvolvidos 8 exercícios com mais de 1.300 variações, que desafiam o cérebro a cada nível de dificuldade.

O T.A.M. é composto por sons instrumentais, música e imagens, propiciando a estimulação e interação de várias áreas do cérebro, como auditivas, motoras e visuais, que irão proporcionar uma melhora das habilidades auditivas.


São 8 exercícios e mais de 1300 variações!


O programa de Treinamento Auditivo Musical possui 8 tipos de exercícios, dos quais cada um terá uma ou mais habilidades auditivas do cérebro a serem treinadas. Para cada exercício, existem diferentes níveis de dificuldade a serem escolhidos, praticados e superados de forma randomizada e interativa, visando sempre desafiar o cérebro e a escuta.

O T.A.M. também possui um data logging que irá registrar todo o desempenho dos exercícios realizados, a fim de que o profissional ou o próprio paciente, possam acompanhar a evolução do desempenho das atividades.


Conheça as habilidades auditivas treinadas:

Figura-Fundo
Habilidade em ouvir e dar ênfase a um som no meio de um ruído competitivo, como por exemplo, manter foco de atenção auditiva a uma conversa em um restaurante movimentado (Atenção seletiva).
Figura-Fundo para Sons Sequenciais
Habilidade em ouvir uma sequência de sons no meio de um ruído competitivo (Atenção seletiva e ordenação temporal).
Escuta Direcionada
Habilidade em ouvir dois ou mais sons apresentados simultaneamente (Integração binaural) e direcionar a atenção para direita ou esquerda (Separação binaural).
Duração dos Sons
Habilidade em identificar a diferença mínima entre a duração dos sons, sejam eles curtos ou longos (Processamento Temporal).
Frequência dos Sons
Habilidade em identificar a diferença mínima entre a frequência dos sons, sejam eles graves ou agudos (Processamento Temporal).
Ritmo
Habilidade em perceber, identificar e reproduzir sequências rítmicas, exercitando, através da música, a área do cérebro responsável pela percepção de fala. (Resolução Temporal e Processamento Temporal)
Fechamento Auditivo
Habilidade em identificar a mensagem como um todo, quando uma parte dela é apresentada (Fechamento Auditivo).
Memória
Habilidade de memorização (armazenar e arquivar as informações acústicas e visuais), ordenando-as para, posteriormente, recuperar a sequência da mensagem sonora e visual.